Instagram para advogados: tudo o que ninguém te contou

Muitas dúvidas ainda cercam o uso das redes sociais para divulgação do trabalho de advogados.

Principalmente depois da declaração da OAB de Minas Gerais, que sugeriu que os advogados não fizessem o uso de redes sociais para falarem sobre o exercício da sua atividade.

De acordo com o Provimento No. 94/2000 do código de ética da OAB que fala sobre publicidade, propaganda e a informação da advocacia:

Art. 1º. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento”.

Entende-se que serviços advocatícios têm origem intelectual, por isso não podem ser mercantilizados.

As especificidades de cada caso e a complexidade do entendimento da situação pelo advogado são fatores que impedem que qualquer atividade seja taxada com valor fixo, por exemplo.

Entretanto, por mais que as redes sociais hoje contenham diversos recursos para negócios, como a possibilidade até de adquirirem produtos online, sua premissa está em ajudar pessoas a trocarem informações e se relacionarem.

Quando alguém acessa o Instagram, ela está buscando contatar seus amigos, fazer uma pesquisa sobre um assunto de interesse e até mesmo se manter atualizada das notícias, a última coisa que passa pela sua cabeça é adquirir um produto ou serviço.

Por isso as estratégias de conteúdo para as redes sociais são muito mais voltadas para a informação e entretenimento do que para vendas. E é aí que os assuntos convergem.

 

O que um advogado pode postar no Instagram?

Por incrível que pareça, o tipo de conteúdo que o advogado pode postar no Instagram está muito alinhado a proposta da rede social de uma forma geral.

Informar seguidores e potenciais clientes sobre o que acontece no universo jurídico, a alteração de uma lei, direitos das mulheres ou das crianças e qualquer outra notícia de conhecimento público podem ser divulgadas nas redes sociais de um advogado.

Por isso as estratégias de Instagram para advogados estão muito focadas em transmitir informação de utilidade pública do que divulgar algum tipo de serviço.

 

E por que devo fazer isso?

Bom, primeiramente porque está mais do que comprovado que as redes sociais são uma excelente ferramenta para expandir seu nicho, seja ele qual for.

Nos últimos anos, essas plataformas mudaram completamente a forma como nos relacionamos socialmente e também em nosso comportamento de compra.

Além disso, o brasileiro passa em média 3h30 navegando em redes sociais, e por mais que você tenha um site do seu escritório, por exemplo, é bem provável que a maior parte de suas visitas venham dos perfis nas redes sociais.

A principal consequência de ter um perfil no Instagram é a possibilidade de alcançar mais pessoas que, futuramente, se tornarão potenciais clientes.

A segunda grande vantagem é que quando você começa a fornecer conteúdo de qualidade sua autoridade no mercado consequentemente cresce.

As pessoas passam a confiar em você e no seu trabalho e isso melhora sua reputação, além de te tornar referência também aumenta o seu valor de mercado.

O bombardeio de anúncios que acontece tantos nas páginas web e agora também nessas redes tornaram os usuários mais exigentes e hoje já não basta postar uma foto bonita para ter engajamento no Instagram.

As pessoas precisam de mais para se interessarem por algum produto ou serviço, mais ainda para começar a considerar pagar por isso. Por isso a necessidade da criação de um bom conteúdo informativo voltado para seu público-alvo.

 

Mão na massa!

Até aqui você entendeu a importância das redes sociais no mundo que vivemos hoje, soube que é preciso mais do postagens aleatórias para conquistar autoridade e entendeu que a definição do público-alvo é essencial para criação de bons conteúdos, está na hora de começar o trabalho!

Não é necessário ser um expert em design ou comunicação para criar postagens interessantes no Instagram. Obviamente, a rede é extremamente visual, então é desejável uma certa noção estética para produzir as peças. Aqui vão algumas dicas para você começar a criar postagens para Instagram:

 

Conteúdo

Mais do que fotos bonitas, hoje para fazer sucesso no Instagram você precisa de conteúdo inteligente, voltado para o seu público-alvo.

Após descobrir quem são essas pessoas e o que elas procuram, fica mais fácil começar a desenvolver conteúdos específicos para elas.

Que tal reunir as principais dúvidas encontradas e respondê-las em seus stories?

Ainda não definiu seu público-alvo?

Baixe agora nosso e-book exclusivo Lexly Academy “CRIAÇÃO DE PERSONAS PARA ADVOGADOS”

 

Humanização

As pessoas não querem interagir com uma empresa. Quanto mais você humanizar seu conteúdo - trazendo uma linguagem acessível, mostrando que por trás daquele perfil existe um ser humano disposto a ajudar as pessoas em suas questões jurídicas - maiores serão as chances de se destacar na rede.

Não tenha vergonha e mostre a cara em seus stories! Conteúdos com rosto de pessoas têm engajamento 38% mais alto!

 

Informação

Uma das melhores formas de mostrar o seu trabalho é oferecendo informação. Você não está divulgando nada, você não está vendendo nada, está simplesmente passando conhecimento aos seus seguidores.

Uma maneira interessante de fazer isso é criar breves resumos sobre leis ou situações jurídicas, explicando isso em suas postagens.

Use sua criatividade! Pode ser um post carrosel, um storie ou mesmo uma live. 

Aproveite a flexibilidade de recursos para criar conteúdos atraentes, com legendas e pequenas trilhas sonoras, isso pode ser o que estava faltando para seus conteúdos se destacarem de seus concorrentes.

Hoje existem diversos aplicativos gratuitos para celular que podem te ajudar a editar vídeos de maneira fácil e rápida.

 

Dicas da Lexly Academy

Se você está se sentindo completamente perdido, separamos algumas referências que podem te ajudar neste começo:

Pinterest

Uma das redes sociais mais bonitas da atualidade. É uma excelente fonte de inspiração pois assim como o Instagram, o Pinterest trabalha apenas com imagens.

Vale a pena dar uma olhada em modelos de stories, feed organizado ou mesmo postagens. Digite essas palavras-chave na barra de pesquisa que você irá se surpreender com o trabalho de designers e especialistas. 

Você terá uma gama de referências e pode usá-las como inspiração para criar as suas próprias.

 

Canva

Essa é para quem não tem nenhum tipo de conhecimento em ferramentas de edição de imagem. Este site permite a criação de postagens com texto, vídeo, som e imagem ou tudo isso junto de maneira totalmente gratuita!

A plataforma é bem intuitiva e fácil de mexer, em apenas alguns minutos você vai entender como funciona e poderá começar a criar seus conteúdos.

Você também pode usar suas próprias imagens, mas se não tiver, o Canva tem um banco de imagens gratuito bem variado.

Também é possível fazer uma assinatura paga e ter acesso a todos os recursos disponíveis.

 

Unsplash

Encontrar imagens livre de direitos autorais na internet pode ser difícil. O Unsplash é um site que oferece fotos incríveis, gratuitas e em alta resolução para que você possa baixá-las e usá-las em suas postagens.

Você não precisa nem ter conta, basta acessar a plataforma e digitar palavras-chave de acordo com o assunto que deseja. 

Lembrando que o site é totalmente em inglês, então é preciso digitar as palavras neste idioma para encontrar as imagens. 

Por exemplo, se quiser uma foto que remeta a “pessoas endividadas” você pode pesquisar termos como “taxes”; “money problems” ou “debts”.

 

Esperamos ter ajudado você a começar a criar conteúdo de verdade no Instagram! Após ter aplicado seus novos conhecimentos, não deixe de compartilhar seu perfil da Rede de Advogados em suas redes sociais!

Caso ainda não tenha feito seu perfil é muito simples começar. Basta preencher nosso formulário de inscrição e aguardar a aprovação do cadastro.

CRIAR MEU PERFIL AGORA

Você terá uma página exclusiva em nosso site - que possui milhares de visitas todos os dias.

Além disso, potenciais clientes podem entrar em contato com você a qualquer momento pela plataforma e suas mensagens serão encaminhadas diretamente para seu e-mail.

E tem mais! Todos esses recursos estão disponíveis de maneira totalmente gratuita.

Lembrando que somente advogados cadastrados têm acesso aos conteúdos exclusivos da Lexly Academy, como cursos online e e-books.

Está esperando o que? Comece a criar seu perfil em nossa rede hoje mesmo.

 

Artigos Relacionados