Como revogar uma procuração?

A procuração particular poderá ser revogada a qualquer momento pelo Outorgante, ou seja, aquele que concedeu os poderes poderá informar a pessoa que recebeu a Procuração que ela está revogada.

Tal informação poderá ser por aviso de recebimento - AR ou ainda, no caso de uma procuração particular simples, poderá o Outorgante enviar um e-mail ou mensagem informando que o documento não tem validade. 

Ocorre que as Procurações Particulares devem ter uma finalidade específica, sendo que, cumprida esta finalidade o documento também perde a sua validade. Por exemplo, uma procuração para representação em assembleia de condomínio somente terá validade na assembleia e após finalizada tal reunião a procuração não terá mais validade.

Também é importante inserir uma data de validade na procuração particular, a fim de que ela perca totalmente sua eficácia após a validade acabar.

Já a Procuração Pública deverá ser revogada no cartório de notas onde está registrada, devendo o outorgante levar os documentos de identidade e requerer a revogação da procuração outorgada.

Lembramos que os atos praticados em cartório têm custos específicos que devem ser consultados em cada cartório.

 

Perguntas e Respostas

Não encontrou uma resposta para sua dúvida? Estamos a disposição para respondê-la!

A nossa principal missão é facilitar o acesso à lei e aos serviços jurídicos. Pensando nisso, criamos essa seção de perguntas frequentes em nosso site, que explica em linguagem simples as dúvidas mais frequentes relacionadas aos nossos contratos.

Acreditamos que através da educação, podemos ajudar as pessoas a tomarem decisões com mais segurança e com melhor entendimento sobre sua situação. 

Para enviar sua dúvida, você pode escolher 3 canais diferentes e você terá uma resposta prontamente, de maneira gratuita. São eles:

Telefone: 0800-591-2501

E-mail: atendimento@lexly.com 

Whatsapp: +551140408991

Horário de atendimento: Segunda a Sexta | 9:00 às 18:00

Nós também temos um blog, aqui no site, com artigos que respondem às principais dúvidas dos nossos clientes, com novidades toda semana. Confira!

Para ficar por dentro do que acontece no mundo jurídico, você também pode nos seguir nas redes sociais e acompanhar a explicação dos principais termos jurídicos em nosso dicionário! 

No Youtube, preparamos uma série de dicas para que você entenda melhor o que pode ser feito judicialmente em alguns casos e te damos uma luz no fim do túnel para resolver suas questões jurídicas de um jeito fácil de entender.

Espero que tenhamos te ajudado, mas se ainda tiver qualquer dúvida, não hesite em falar conosco.

Lexly, a lei ao seu alcance!

Voltar