Faça seu contrato personalizado agora mesmo!

Comprar imóvel: como saber que não estou entrando em uma furada

Independente das dificuldades financeiras de cada um, comprar imóvel ainda é o sonho de muita gente. As pessoas trabalham o mês inteiro, em busca do sustento de suas famílias e da realização de seus sonhos.

É verdade que ter uma casa própria hoje em dia requer um investimento alto, que pesa no bolso da maioria dos brasileiros. 

Ainda assim, é um projeto viável, graças às facilidades de financiamentos disponíveis por bancos e até mesmo pelo governo, como o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

Se você está planejando comprar imóvel é bom se atentar a alguns pontos, pois não é só comprar uma casa e morar.

Existem diversas questões  para analisar durante este processo e algumas  precauções devem ser tomadas antes de finalmente comprar imóvel.

 

O que verificar antes de comprar imóvel?

Quando chega esse momento em nossas vidas, realmente precisamos nos planejar muito bem, ainda mais quando estamos falando da nossa casa própria.

Ainda mais levando em consideração o tamanho do investimento e o tempo que se leva para quitar a dívida de uma casa própria. 

Como se trata de uma transação alta é necessário verificar todos os detalhes antes de comprar imóvel.

Obviamente a primeira coisa que pensamos quando falamos de investimento é o dinheiro. Mas afinal, como está o seu orçamento?

Antes de tomar de fato a decisão, pare e responda a si mesmo algumas perguntas:

  • Quanto dinheiro você tem guardado?
  •  Quanto você pode gastar?
  • Vai precisar de financiamento?

As respostas vão te ajudar a entender se é possível assumir o financiamento de um imóvel nesse momento da sua vida. 

Afinal,  é um investimento alto que vai comprometer as suas finanças. E é importante lembrar que  as parcelas não devem ultrapassar 30% da sua renda mensal. 

Outro ponto está relacionado aos valores dos imóveis que variam de acordo com características como  localização ou estado de conservação do imóvel, por exemplo.

 

Escolhendo o imóvel perfeito

Outra coisa a se pensar antes de comprar imóvel é em como está a sua vida? 

Qual estilo de vida você está vivendo?

Também deve ser levado em consideração na hora de comprar imóvel, se você é uma pessoa solteira, neste caso, um apartamento pequeno pode ser o suficiente.

Já se você é casado e tem (ou pretende ter) filhos, nessas condições talvez o ideal seria uma casa com mais dormitórios  para ter um espaço que atenda às suas necessidades a longo prazo.

A localização é algo que influencia a parte orçamentária, mas também o seu estilo de vida. 

Dependendo dos hábitos  de algumas pessoas, uma localização mais no centro, com mais movimento e acessibilidade é o ideal,  já outras preferem um lugar mais calmo, com pouco movimento. 

É claro que a localização do imóvel o torna mais ou menos valorizado, afetando diretamente em seu valor total. 

Mas, é mais recomendado que você se organize financeiramente e adquira um  imóvel que vai atender suas necessidades do que optar pelo mais barato e acabar diminuindo sua qualidade de vida.

Como dito anteriormente, antes de tudo, o imóvel é a realização de um sonho e um investimento a longo prazo.

Organize-se para que tudo saia o mais próximo do desejado e para que você fique satisfeito com sua escolha durante os anos que passará morando no local.

 

Principais diferenças entre comprar imóvel novo ou usado

A principal diferença, que chama muita atenção, é que um imóvel usado pode chegar a ser 30% mais barato do que um imóvel novo, e a negociação com proprietário tende a ser mais flexível.

Os financiamentos também ficam um pouco diferentes,  o valor de entrada de um imóvel usado costuma ser bem menor de um novo (que é de no mínimo 10% do valor do imóvel).

Na hora de comprar imóvel usado você também terá uma preocupação maior em relação a qualidade do imóvel e do seu estado de conservação.

Independentemente do imóvel ser usado ou novo, é sempre bom manter a atenção no contrato de compra ou venda, para que tudo esteja conforme o combinado,  e essa atenção se aplica a todos os outros documentos que estarão envolvidos no processo.

Cláusulas relacionadas a garantias, caso o imóvel apresente problemas elétricos ou hidráulicos que foram omitidos no momento da compra, por exemplo.

Os valores das reformas podem ser abatidos do financiamento ou até mesmo a quebra de contrato e a devolução do imóvel e do valor pago anteriormente.

Todos esses detalhes devem ser inseridos no contrato de compra e venda para uma maior segurança financeira, tanto do proprietário quanto do vendedor.

 

Documentos necessários para compra e venda de imóvel

Para comprar imóvel de maneira segura, são necessários alguns documentos  do comprador e do vendedor, eles são muito importantes para evitar problemas contratuais que podem acontecer no futuro.

Se você for o proprietário,  precisará apresentar as cópias do RG e do CPF junto com os documentos originais.

Além de algumas certidões como: certidão de nascimento ou certidão de casamento, (lembrando que se o proprietário for casado, o parceiro da relação também precisa autorizar a negociação). 

Também é necessário uma certidão judicial, para comprovar se o proprietário não está envolvido em algum processo judicial ou ação civil. 

O comprador também vai precisar das cópias do RG e do CPF junto com os originais, suas certidões de nascimento ou de casamento, certidão de quitação de impostos e também  algum comprovante de renda, que pode ser um holerite ou extrato da conta bancária, por exemplo.

 

Lista de documentos para comprar imóvel com FGTS

Na hipótese de você precisar do seu fundo de garantia (FGTS) para dar de entrada na compra do imóvel, serão necessários mais alguns documentos. São eles:

- Cópia da Carteira de Trabalho

- Extrato da conta do FGTS 

- Autorização de movimentação de conta 

- Declaração de primeira compra de imóvel

 

No caso do imóvel ser usado, é sempre importante ter um  documento chamado termo de vistoria. Mas afinal, você sabe porque ele é tão importante? 

O termo de vistoria de imóvel usado vai mostrar as condições de conservação e manutenção que o imóvel se encontra no momento da compra e da venda, isso influencia diretamente  no valor do imóvel e isso pode ser  crucial no momento de decidir comprar imóvel

 

Comprar imóvel à vista ou financiar? Qual é a melhor opção?

Nesse caso, depende de como está a situação financeira do comprador. Se o comprador tem o dinheiro, comprar a vista é recomendado pois você já garante a sua casa e pode acontecer dessa ação gerar um desconto considerável.

Mas, se optar pelo financiamento, também é um bom negócio, levando em consideração os valores de aluguel que temos no Brasil hoje em dia, pelo mesmo preço, você pode tranquilamente pagar as parcelas da sua casa própria.

 

Como fazer um contrato de compra e venda de imóvel

Acredite ou não, essa é a parte mais simples de todo esse processo, em apenas 5 minutos você consegue resolver a questão do contrato de compra e venda de imóvel. Quem gosta de rapidez e facilidade, realmente vai gostar dessa dica.

Além de toda essa facilidade, você ainda pode contar com o auxílio dos profissionais da rede de advogados da Lexly. Então venha agora conferir esse serviço, e fique ainda mais perto de realizar as suas principais conquistas.

CRIAR MEU CONTRATO AGORA MESMO

Lexly, a lei ao seu alcance!

Artigos Relacionados

Contrato de Compra e Venda de Imóvel

Nunca foi tão fácil fazer seu contrato de compra e venda de imóveis. Você responde nossa entrevista virtual e em menos de 5 minutos nossa plataforma cria um contrato personalizado para você! Se tiver dúvidas, estamos a disposição no nosso WHATSAPP (11) 4040-8991

100 Reais

Preço inclui seu contrato personalizado + acesso ilimitado a nossa equipe de especialistas.

Quero Fazer
Você só paga no último passo