Como acompanhar meu processo pela internet

Como acompanho meu processo?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível acompanhar processo na justiça pela internet. De maneira rápida, você consulta todos os documentos que compõem o seu caso e como anda seu pedido na justiça. Quer saber como? Acompanhe este artigo e aprenda a não ficar tão dependente do advogado para ter novidades sobre o seu caso.

Uma pesquisa de mercado voltada para serviços advocatícios realizada pela Lexly em 2020 apontou que uma das maiores insatisfações dos clientes estavam relacionadas a falta de comunicação e a demora para conclusão de seus processos judiciais.

Isso acontece devido a dois fatores: a profissão de advogado é de origem intelectual e a complexidade de cada caso pode demandar mais tempo do profissional dependendo de cada situação.

Segundo, nem tudo depende do advogado. Muitas vezes o sistema judicial é burocrático e realmente as solicitações de abertura podem demorar bastante.

Até que chegue a uma data para audiência e finalmente o caso seja julgado, podem-se passar meses, às vezes anos e não há muita coisa que o profissional possa fazer.

A boa notícia é que não é necessário ficar na espera de uma respaldo do seu advogado sempre que quiser acompanhar um processo.

É possível realizar esta consulta pela internet, sem a necessidade de ir até o escritório ou fazer qualquer tipo de pedido ao seu advogado.

Com alguns passos simples, pelo site do Tribunal de Justiça, você pode acompanhar o seu processo inclusive aos finais de semana.

 

Mas afinal, o que é um processo judicial?

Processos judiciais são conjunto de papéis, ou seja, documentos e peças judiciais, referentes a determinado caso. Esse dossiê é usado pelos juízes para análise e julgamento. 

Basicamente os processos são constituídos por três principais partes: o advogado, o juíz e a pessoa que deu entrada na ação. 

Antes de chegar a um fim, o processo passa pelas seguintes fases:

  • Petição inicial
  • Citação
  • Réplica
  • Fase probatória
  • Sentença e recursos

 

Como acompanhar o processo pela internet?

Primeiramente você precisa saber em qual tribunal seu processo está, esta informação você receberá o seu advogado.

Seu caso pode estar em trâmite na Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar, por exemplo.

Outra informação que você precisa ter em mãos é o número do seu processo e o nome completo de uma das partes envolvidas.

Após recolher esses dados basta acessar o site  http://www.tst.jus.br/ e clicar na aba “Institucional”.

Lá você deverá escolher o tribunal onde seu processo se encontra, então você será redirecionado para uma nova página onde estarão os campos para inserção do número do processo e do nome completo da pessoa envolvida.

Você também consegue acessar o processo digitalizado, podendo assim salvá-lo em PDF ou até mesmo imprimi-lo para consulta.

Para isso, basta clicar na aba do tribunal referente e depois da opção PJe (Processo Judicial Eletrônico, nesta nova janela clique em Acesso ao PJe (TRT2)”.

Você será redirecionado para uma página com os campos para preencher com as informações do número do seu processo e o nome do titular ou da parte processada.

 

O que posso fazer com essas informações?

Acompanhar processo na justiça pela internet tem suas vantagens. A primeira delas é saber se o caso está em uma fase onde você precisa tomar alguma ação.

Como apresentar um documento ou comparecer ao fórum para uma audiência, por exemplo. Assim, tudo o que estiver ao seu alcance você já pode começar a executar. 

Outro ponto é uma maior transparência na relação com seu advogado, as duas partes podem trabalhar em conjunto para agilizar o andamento do processo.

Você sabe exatamente como a situação está e o que deve ser feito no próximo passo, se no momento é apenas aguardar, você também estará ciente e não ficará nenhum mal entendido entre vocês.

 

Ainda vale a pena ir ao fórum para acompanhar meu processo?

A não ser que seja estritamente necessário, hoje em dia quase tudo pode ser feito pela internet. Desde o envio de documentos, a comunicação com seu advogado e até mesmo audiências.

Levando em consideração a atual crise sanitária causada pelo novo coronavírus, os eventos estão acontecendo remotamente, através de conferências em vídeo.

Apesar da pandemia, houve um impacto positivo no setor jurídico que está cada vez mais adaptado às novas tecnologias, ganhando maior organização e agilidade, características típicas do ambiente digital.

Ferramentas como a Lexly, que ajudam pessoas a encontrarem um advogado pela internet de um jeito bem mais descomplicado é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada do setor.

Se este é o seu caso, visite agora mesmo nossa Rede de Advogados e consulte a lista com dezenas de especialistas de todo o Brasil.

Lexly, a lei ao seu alcance!

Artigos Relacionados