Garanta sua segurança jurídica com contratos personalizados feitos de forma 100% online

Como consultar protesto pela internet gratuitamente

Você sabia que é possível consultar protestos pela internet gratuitamente e ainda emitir certidão negativa ou positiva online?

A tecnologia realmente vem sendo uma ferramenta muito útil para a sociedade e desburocratiza processos que antes poderiam levar dias e até meses para serem concluídos.

Atualmente, fazemos compras pela internet, reuniões de trabalho à distância por vídeo chamada, transferências bancárias instantâneas via PIX, entre tantos outros serviços digitais que facilitam nosso dia-a-dia.

Na esfera jurídica, a transformação digital também tem trazido bons frutos. Um bom exemplo é a possibilidade de emitir documentos digitais autenticados.

Desta forma, não há mais a necessidade de andar com todos os documentos pessoais físicos na carteira e unir todos em seu celular.

Se você ainda não sabe como fazer isso, explicamos melhor neste artigo aqui.

Serviços Cartorários Online

Os cartórios também já atravessam uma profunda transformação na forma como operam seus títulos.

Hoje é possível reconhecer firma de documentos de forma totalmente online por vídeo chamada e assinado com certificado digital.

Para a consulta de protestos também não há mais a necessidade de presença física ou longas caminhadas entre os tabeliães da cidade para os encontrar. 

Basta uma conexão com a internet para consultar seu protesto pela internet gratuitamente com a possibilidade de emitir certidão negativa ou positiva.

Mas, você sabe como fazer isso?

Como consultar protesto pela internet gratuitamente

Para verificar se existem protestos em seu nome em qualquer lugar do Brasil, basta acessar o site https://site.cenprotnacional.org.br/

Você não precisa criar uma conta para ter acesso ao histórico de protestos, mas é importante salientar que existe uma lista de cartórios participantes. 

Isso significa que existe a possibilidade de seu protesto não constar no site por estar em um cartório não cadastrado.

A boa notícia é que você pode consultar quais cartórios participantes caso tenha dúvidas a respeito.

Para fazer a consulta de protesto pela internet gratuita, basta inserir o número do seu documento (CPF ou CNPJ) e clicar em buscar.

O resultado da busca mostra em quais estados o titular possui protestos e em qual cartório está cada um deles.

O interessante é que ao clicar você também poderá encontrar o endereço do cartório e telefone para entrar em contato ou ir pessoalmente para ver informações detalhadas sobre os títulos e resolver as eventuais pendências.

Emitir certidão negativa online

Pelo própria Central Nacional de Protestos é possível emitir uma certidão, tanto negativa quanto positiva online, mediante pagamento.

Você vai precisar criar uma conta com senha e login na plataforma para iniciar sua solicitação.

A certidão de protesto é normalmente utilizada nas seguintes situações:

  • Quando o devedor não tem conhecimento de quem o protestou;
  • Compra e Venda de imóvel;
  • Financiamento;
  • A pedido da rede bancária.

 

A plataforma também disponibiliza um manual com passo-a-passo de como emitir sua certidão. Para acessar o material clique aqui

O que preciso para cancelar um protesto

Pelo site oficial Central de Protestos do Estado em que se encontra o seu protesto é possível realizar o cancelamento se houver autorização de cancelamento dada eletronicamente pelo credor, cancele o Protesto diretamente pelo site sem a necessidade de enviar documentos originais digitalizados para o Cartório.

Para cancelar diretamente no tabelião de notas, você vai precisar de algum desses documentos:

Opção1: Título ou documento de dívida original, com carimbo de protesto, ou Instrumento de Protesto original no caso de título apresentado eletronicamente 

Opção 2: Declaração de anuência contendo as seguintes informações:

  • A qualificação completa do credor declarante (nome, endereço, RG/CPF ou CNPJ);
  • Descrição do título ou documento protestado (espécie, número, valor, data de emissão e data de vencimento);
  • Nome e CPF/CNPJ do devedor;
  • Declaração de que o credor não se opõe ao cancelamento do protesto;
  • Local e data de emissão;
  • Assinatura com reconhecimento de firma;
  • Se pessoa jurídica, a carta deverá ser em papel timbrado, ou estar com carimbo do CNPJ.
  • Verifique junto ao Tabelionato onde consta o protesto, se há e quais as opções para encaminhar a documentação sem precisar se dirigir ao Cartório.

Converse com um especialista

Se você tem dúvidas sobre os protestos que encontrou em seu nome ou eles foram realizados por terceiros, a melhor opção é consultar um especialista.

Na Lexly, você conta com a Rede de Advogados, uma plataforma gratuita, onde é possível encontrar e conversar com um advogado online.

Para acessar a Rede de Advogados clique aqui.