Faça seu contrato personalizado agora mesmo!

Como emitir documentos digitais autenticados

Com o avanço da tecnologia na esfera jurídica, a autenticação de documentos online passou a ser uma prática comum.

Além de reconhecimento de firma, assinatura digital e até audiências por videochamada, agora chegou a vez dos documentos digitais.

Desde 2017 o DETRAN permite a substituição da CNH em papel pela eletrônica em todo território nacional, e desde o ano passado (2020), a Secretaria de Segurança Pública liberou o uso do RG Digital em todo o país.

Uma forma muito simples de obter seus documentos armazenados no celular e o melhor: gratuitamente.

Neste artigo você vai saber como emitir os seus e por que é importante tê-los no formato digital.

O que são documentos digitais

Documentos digitais autenticados são nada mais do que a versão eletrônica dos nossos documentos em papel.

RG, CNH e Título de Eleitor são alguns exemplos de papéis que você pode simplesmente eliminar da sua carteira após baixar a versão digital.

Eles são autenticados por isso, são aceitos em cartórios, escolas, hospitais e qualquer outro estabelecimento que você precise apresentar sua identidade, por exemplo.

O formato também é muito prático para envio por e-mail ou WhatsApp, já que elimina a necessidade de tirar fotos e converter arquivos para então conseguir enviá-los.

Como tirar RG digital?

O processo de emissão do RG digital é bem simples. Basta baixar o aplicativo RG Digital em seu celular e seguir o passo a passo indicado no programa.

Importante lembrar que cada estado possui o seu próprio aplicativo, por isso é necessário realizar a busca incluindo as siglas SP quando for São Paulo, por exemplo.

Para autenticar o seu RG Digital você vai precisar da versão física já que é solicitada uma foto do código de autenticação - uma espécie de QR Code localizado na parte interna do documento.

Outra informação é que a validade de um RG atualmente é de no máximo 10 anos após a data de emissão. 

Registros feitos anteriormente, além de inválidos na versão em papel, não possuem este código obrigatório para emitir o RG digital.

Por isso, se o seu RG não possui este código, é necessário emitir um novo em alguma unidade autorizada, como o Poupa Tempo, por exemplo, antes de prosseguir.

CNH Digital

Segue basicamente o mesmo procedimento de emissão do RG Digital, porém, atualmente, assim que o condutor conquista sua CNH, o próprio DETRAN já encaminha um e-mail com as instruções para emissão da CNH Digital.

Se você não recebeu este e-mail, não tem problema. Basta sua CNH estar atualizada, ou seja, possuir o QR Code impresso na parte interna.

Desta forma, é possível tirar sua CNH Digital a qualquer momento pela internet. Basta baixar o aplicativo CNH Digital em seu celular e seguir o passo a passo do programa.

Desde maio de 2017, as carteiras de motorista são emitidas com o código QR impresso nelas. 

Fazer cadastro no Denatran

Autenticar com certificado digital ou autenticar com reconhecimento facial. Serão até 10 tentativas para fazer a autenticação pelo celular com a câmera frontal para concluir o reconhecimento facial.

Caso não seja possível e você não possuir digital, será necessário comparecer presencialmente no cartório para autenticar sua CNH digital com biometria.

Se quiser emitir seu certificado digital sem sair de casa, saiba como clicando aqui.

O que é QR Code?

Ao emitir seus documentos na versão digital, os aplicativos vão pedir uma foto do QR Code, que nada mais é do que um símbolo, parecido com um código de barras localizado na parte interna do seu RG ou CNH.

Para que o programa consiga autenticar seus documentos, ele vai ler este código e puxar as informações do titular registradas no banco de dados do órgão responsável, que pode ser a Secretaria de Segurança Pública ou o DETRAN, por exemplo.

Meu documento em papel não tem QR Code, o que eu faço?

Caso seus documentos não possuam este símbolo, significa que estão desatualizados e você não conseguirá emitir a versão digital pelo aplicativo.

Será necessário comparecer ao órgão responsável e solicitar uma nova emissão, na versão atualizada.

Onde tirar documentos na versão com QR Code

Se você quer tirar documentos digitais pelo aplicativo, mas a versão em papel que você tem não possui QR Code, você precisa emitir um novo documento. Veja qual instituição procurar para fazer ter seu documento na versão atualizada.

RG com QR Code

O local mais popular para solicitar um novo RG é o Poupa Tempo. Você precisa passar por todo o processo de emissão de uma 2ª via para que seu novo documento venha na versão atualizada, ou seja, com o QR Code impresso no verso. 

A emissão de segunda via é paga, mas você pode conseguir a isenção da taxa com uma declaração de hipossuficiência. Para mais informações sobre agendamento clique aqui.

CNH com QR Code

Para conseguir a CNH em papel com QR Code você precisa emitir uma 2ª via junto ao DETRAN. Procure o órgão mais próximo de sua residência e solicite a sua.

Título de Eleitor Digital

Desde 2020, o título de eleitor também é um dos documentos possíveis de conseguir na versão digital. Para conseguir o seu, basta baixar o aplicativo e-Título e preencher as informações do cadastro.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, é possível conseguir seu título de eleitor digital somente com o número do seu CPF e demais informações pessoais, o próprio sistema identifica o número do seu título.

Também segundo o órgão, caso você não tenha biometria cadastrada, será necessário apresentar um documento com foto ao utilizar o título na versão eletrônica. Para mais informações acesse o site do STE.