O que é procuração plenos poderes e como fazer a sua

O que é Procuração Plenos Poderes?

A Procuração é um dos documentos jurídicos mais procurados no Brasil. Este contrato aparentemente simples e de fácil acesso, tem o poder de conceder direitos a uma pessoa agir em nome de outra.

A Procuração é muito utilizada pelos advogados, para que eles representem seus clientes em fóruns e cartórios e possam retirar documentos sem a necessidade da presença do outorgante.

Entretanto, qualquer pessoa física ou jurídica pode emitir ou receber uma Procuração para resolver questões jurídicas em instituições públicas ou privadas.

A Procuração Plenos Poderes é uma variação deste contrato que dá direitos ilimitados a quem o recebe, por isso é necessário que seja alguém de extrema confiança.

Veja agora as principais características de uma Procuração e informações importantes para que você faça a sua da maneira mais segura possível.

 

O que é uma Procuração?

Procuração é um contrato que dá direito a outra pessoa para agir em seu nome. Ela pode ser apresentada para resolver praticamente qualquer situação que exigiria a presença do responsável.

Por exemplo, você tem um parente do grupo de risco que precisa sacar seu auxílio emergencial no banco mas, por questões de segurança, quer evitar que ele saia de casa e se contamine pelo novo coronavírus. 

Para resolver a situação, seu parente pode fazer uma procuração em seu nome, dando direitos legais para que você o represente e vá até o banco para resgatar o benefício.

A Procuração pode ser pública ou privada, isso vai depender do tipo exigido pela instituição que você irá apresentar o documento.

Geralmente bancos aceitam a Procuração Particular que pode ser feita através do site da Lexly e em menos de 5 minutos está pronta para ser impressa e assinada pelos envolvidos.

 

Procuração Pública X Procuração Privada

Como dito anteriormente, existem dois tipos de procuração: a pública e a privada. A primeira é feita diretamente no Cartório e fica registrada no Tabelião de Notas.

Algumas situações exigem que a Procuração seja obrigatoriamente pública, como oficialização de casamentos ou Compra e Venda de Imóveis.

A maioria dos estabelecimentos comerciais, bem como bancos aceitam a procuração particular para que sejam tomadas ações pelo outorgado em nome do outorgante.

A Procuração Particular pode ser feita entre as partes envolvidas e não há a necessidade de recolher assinatura de testemunhas para que seja válida. 

Basta apenas comparecer ao local que ela será usada com a cópia dos documentos de identificação das partes.

 

Outorgante e outorgado

Falando em "partes", essas palavras podem confundir um pouco quem não tem muita familiaridade com termos jurídicos.

Você vai encontrar as denominações outorgante e outorgado em diversos momentos ao realizar um procuração, seja ela pública ou privada.

Para esclarecer suas dúvidas de uma vez por todas, aqui vai a definição de cada um desses termos:

  • Outorgado: quem dá os poderes a alguém
  • Outorgante: a pessoa que recebe o direito de agir

 

Procuração Plenos Poderes: como fazer

Todas as procurações, sejam elas públicas ou privadas, podem ser redigidas conforme a necessidade de cada situação ou serem mais generalistas.

Mas, é importante ficar atento a alguns detalhes para garantir a máxima segurança do seu documento.

Veja todos os riscos de fazer uma procuração de prazo indeterminado, por exemplo. Outra questão que deve ser levantada no momento de criar seu contrato é quais serão os poderes dados ao outorgante.

A procuração plenos poderes dá total autonomia para que o outro aja em seu nome, isso inclui movimentação de contas bancárias e venda de bens.

Por isso, especialistas recomendam que além do prazo definido, haja a especificação do objetivo para qual o outorgado está recebendo aquele documento.

Se for para fechar uma conta no banco, que isso esteja descrito em sua Procuração, assim a outra parte não tem poder de fazer mais nada em suas contas além disso.

O ideal é que a Procuração Plenos Poderes seja usada apenas em circunstâncias onde você confie totalmente na pessoa que receberá o direito de agir em seu nome, caso contrário, sempre especifique o objetivo e um prazo de validade em seu documento.

 

Procuração Online

Você pode criar sua Procuração particular ainda hoje com os serviços contratuais da Lexly. De maneira rápida e segura você cria seu documento online com todas as especificações necessárias para resolver sua situação.

Através de uma entrevista online você é quem escolhe se seu contrato dará plenos poderes ao outorgante ou não. 

Também é possível definir prazo de validade para seu documento, bem como inserir objetivos específicos.

É muito fácil criar seu documento com nosso sistema inteligente. Comece a preencher suas informações e pague somente no último passo. Experimente!

FAZER MINHA PROCURAÇÃO PARTICULAR AGORA

 

Artigos Relacionados

50 Reais

Preço inclui seu contrato personalizado + acesso ilimitado a nossa equipe de especialistas

Quero Fazer
Você só paga no último passo

Procuração Particular

Faça hoje mesmo sua Procuração com toda segurança que a Lexly oferece! Conosco você sabe exatamente quanto vai pagar antes, confira!