Alugar ou comprar um imóvel o que vale mais a pena

Alugar ou comprar imóvel: qual a melhor opção?

Saiba se vale mais a pena alugar ou comprar imóvel. Questões como juros e seus planos de vida a longo prazo podem influenciar nesta decisão.

A resposta para essa pergunta é bem mais simples do que você imagina, antes de comprar ou alugar imóvel, você sempre precisa analisar qual negócio será o ideal para você.

Preparamos este artigo para explicar a diferença entre aluguel e a compra de imóvel, e também apresentamos as vantagens e desvantagens de cada um deles, além de uma dica para você facilitar o seu processo de aluguel ou compra.

 

O que é melhor comprar ou alugar imóvel?

A resposta é bem simples: depende. 

Sim, todos sabemos que ao comprar ou alugar imóvel, você terá de gastar uma bela quantia de dinheiro, e isso vale para as duas opções, aluguel ou compra.

No caso do aluguel, você terá  que pagar um valor fixo que consta no contrato de aluguel todos os meses durante o tempo que morar no imóvel.

E se a opção for a de comprar um imóvel, existem dois caminhos a serem seguidos, o de quitação à vista, que seria uma maneira mais fácil de adquirir o imóvel.

Porém o valor do pagamento é feito de uma vez só, e não são muitas as pessoas que têm essa quantidade de dinheiro para dar de uma vez só.

A grande vantagem do pagamento à vista é que  dessa forma pode ser gerado algum desconto ou oportunidades de negociação mais vantajosas para o comprador.

Existe também a opção do financiamento, que muitas pessoas preferem pois contam com a ajuda do FGTS como forma de entrada, depois disso a pessoa assume as parcelas até a quitação do imóvel.

O valor na hora de alugar ou comprar imóvel, sempre varia de acordo com algumas características como a localização e qualidade de imóvel, por exemplo.

 

Vantagens e desvantagens

Agora que você  conhece o processo de comprar e alugar, mas ainda está em dúvida qual a melhor opção, vamos mostrar aqui algumas vantagens e desvantagens de alugar ou comprar imóvel:

 

Vantagens de comprar

  • A principal vantagem é a conquista de um patrimônio ou até mesmo uma futura fonte de renda. Afinal, a compra de um imóvel é um alto investimento que pode trazer retorno em algum momento, basta colocar o imóvel para alugar ou revendê-lo.
  • A parte burocrática acaba se tornando uma vantagem, pois na casa própria não existem questões contratuais que envolvam outras pessoas, tudo depende exclusivamente de você.
  • Não existem preocupações com o mercado imobiliário, se houver alguma mudança no mercado, isso não irá interferir no valor das parcelas do seu imóvel.
  • Mudanças estéticas podem ser consideradas uma vantagem, pois quando você compra um imóvel, você recebe total liberdade de fazer o que quiser com ele, com reformas, por exemplo.


Desvantagens de comprar

  • Uma das principais desvantagens em comprar um imóvel é a questão dos juros das parcelas em caso de financiamento ou empréstimos. Os juros são extremamente altos e, atualmente, algumas instituições financeiras só estão financiando 50% do valor do imóvel.
  • Gastos. Essa é uma desvantagem que dói nos bolsos, todas as manutenções e reformas que acontecerem no seu imóvel, o dinheiro usado será responsabilidade sua.

 

Vantagens de alugar

  • Uma das vantagens de alugar um imóvel é a questão de flexibilidade no contrato, isso pode ajudar com questões burocráticas e financeiras.
  • As manutenções e reformas do imóvel, quando é alugado, são responsabilidade do proprietário do imóvel, ou seja, você não irá gastar nenhum centavo com reformas e manutenções.

 

Desvantagens de alugar

  • Em relação ao mercado imobiliário, com a questão de pagamentos mensais do aluguel, o mercado pode sofrer algumas alterações, interferindo diretamente no valor do seu aluguel
  • A questão de mudanças estéticas ou reformas por conta própria não são permitidas em uma casa de aluguel. Então, caso você queira deixar sua casa mais com sua cara, isso não será permitido.

 

Temos a solução para o seu momento

Depois de todas essas informações, a resposta da pergunta ainda permanece a mesma: depende. 

E essa resposta é a ideal, porque realmente depende de fatores como os seus planos de vida ou de como é a sua situação financeira, por exemplo. 

O melhor a ser feio, é uma auto avaliação de si mesmo e da sua vida, assim você saberá o que atende melhor às suas necessidades levando em consideração todas as vantagens e desvantagens que falamos neste artigo.

Independente da sua decisão de alugar ou comprar  imóvel, a formalização jurídica sempre estará presente e para facilitar este processo a Lexly possui as soluções que você precisa. Seja um contrato de compra e venda de imóvel ou um contrato de aluguel.

Conheça agora mesmo os nossos produtos e facilite o seu processo de alugar ou comprar imóvel.

Conhecer todos os contratos agora mesmo

Lexly, a lei ao seu alcance!

Artigos Relacionados

50 Reais

DESCONTO DE LANÇAMENTO - De R$ 400 por apenas R$ 50 por tempo limitado. Preço inclui seu contrato personalizado + acesso ilimitado a nossa equipe de especialistas

Quero Fazer
Você só paga no último passo

Contrato de Compra e Venda de Imóvel

Faça hoje mesmo seu Contrato de Compra e Venda de maneira prática e com a garantia jurídica que só a Lexly pode oferecer!