Faça seu contrato personalizado agora mesmo!

Veja agora o que é avalista e o que é fiador suas principais diferenças

Locação de imóveis: diferenças entre avalista e fiador

Tire todas as suas dúvidas sobre avalista e fiador em uma locação de imóveis

Muita coisa pode acontecer durante uma locação de imóveis. A perda de uma emprego, um acidente ou até mesmo uma doença.

São situações que ninguém pode prever, mas que prejudicam o bem-estar da família que mora de aluguel e do proprietário, que acaba ficando sem sua fonte de renda.

Quando isso acontece, as pessoas ficam desesperadas por conta de uma dívida que não podem pagar.

E são para situações como essa que o fiador e o avalista existem. Mas, você sabe como essas pessoas podem te ajudar?

As respostas estão neste artigo, leia e saiba mais sobre o que são e como eles trabalham:

 

Primeiramente, o que é avalista e fiador

Veja agora as principais diferenças entre eles:

  • O que é um avalista?

O avalista é alguém que dá um aval, ou seja, é a pessoa que assume as garantias e responsabilidades de outra pessoa dentro de um contrato, caso a mesma não seja capaz de cumprir com o pagamento do valor devido. 

Como uma forma de garantia, o avalista precisa ter um imóvel que ele não mora e, no caso de não acontecer o cumprimento das responsabilidades, este imóvel vai servir como o pagamento da dívida.

Além disso, é realizada uma pesquisa cadastral para verificar alguma pendência financeira que o avalista pode ter antes de fechar o negócio.

Se tudo for aprovado, ele pode assinar um título de crédito e se tornar a pessoa responsável pela dívida de forma solidária.

 

  • O que é um fiador?

O fiador tem quase a mesma função de um avalista, ele também assume pagamentos de aluguel ou dívida de imóvel, garantindo o cumprimento das obrigações financeiras. 

Uma das diferenças entre avalista e fiador é que o segundo também assume a responsabilidade de outros deveres contratuais.

Para ser aprovado como fiador, também é preciso passar por uma análise cadastral e verificação de pendências financeiras.

Depois de ser aprovado, o fiador precisa assinar um contrato e se responsabilizar pelo pagamento da dívida e pelo cumprimento das cláusulas do contrato de aluguel. 

Além disso, assim como o avalista, o fiador deve ter um imóvel quitado em seu nome, mas ao contrário do avalista, o fiador pode morar nele.


Quais as diferenças entre avalista e fiador?

Como já foi dito, a principal diferença entre avalista e fiador  é que o avalista  é responsável somente pelo pagamento da dívida, sem encargos, juros ou outras cláusulas que podem estar descritas no contrato de aluguel.

Outra diferença é a ordem de execução do processo. No caso do fiador, é obrigatório que o devedor seja o primeiro a ser procurado. 

Mas, se nenhuma tentativa for bem sucedida e as opções se esgotarem, o fiador é procurado. 

Já no caso do avalista, essa ordem não é obrigatória, ou seja, o credor escolhe quem quer acionar primeiro.



Quais são as responsabilidades do avalista e do fiador?

Avalista é aquele que aceita a responsabilidade do pagamento do empréstimo ou financiamento realizado por outra pessoa. 

Ou seja, assumindo o risco de que, se o devedor não pagar, ele será responsável pelo pagamento, usando seus bens como garantias.

Esta forma de garantia existe para que os credores tenham a segurança de que a dívida será paga, independente de qualquer imprevisto que possa acontecer durante a vigência de um contrato de aluguel ou financiamento de um imóvel.

O aval, é uma assinatura que prova a ciência do assinante das suas obrigações como avalista, é uma garantia, e o avalista responde a isso usando todo o seu patrimônio.

Para se tornar avalista, não existe uma fórmula a ser seguida, a única coisa necessária é que a pessoa assine o título de crédito ou que assuma o aval, por exemplo: 

Por aval de Marcos Rocha”, conforme é descrito no artigo 898 do Código Civil ( O aval deve ser dado no verso ou no anverso do próprio título §1º Para a validade do aval, dado no anverso do título, é suficiente a simples assinatura do avalista.)

O fiador é uma figura muito importante em questões de segurança quando se fecha um contrato.

Mas, para conseguir realizar a sua função para um locatário, é necessário que o fiador possua um imóvel quitado em seu nome e na mesma cidade em que o futuro inquilino pretende alugar o imóvel.

Além disso, existem outros requisitos, como ter mais de 18 anos e poder comprovar que a própria renda é suficiente para custear todas as responsabilidades que o fiador assume.

Por fim, fica clara a importância desse elemento para contratos de aluguel e laudos de vistoria, uma vez que eles dão garantias importantes em um contrato.


O que é um laudo de vistoria?

O laudo de vistoria é um documento muito comum, normalmente usado na hora em que você vai comprar ou alugar um imóvel.

Neste documento serão registradas todas as informações sobre o estado de conservação que o imóvel se encontra na hora da venda ou da locação.

Por isto, pode influenciar diretamente no valor da propriedade, podendo aumentar ou diminuir. 

Esta é uma maneira muito comum das imobiliárias evitarem problemas com seus clientes com situações de insatisfação com a qualidade do imóvel. Saiba mais sobre o laudo de vistoria clicando aqui

Fazendo um contrato de aluguel seguro

Ao escolher a Lexly, você não terá apenas um contrato personalizado e juridicamente seguro, nosso serviço inclui documentos adicionais que você vai precisar durante o período de locação, como recibos de pagamento e laudos de vistoria totalmente gratuitos.

Além disso, você saberá exatamente o valor do seu contrato de aluguel residencial antes mesmo de preencher as informações, o que dá total flexibilidade para decidir quando é o melhor momento de adquirir, sem surpresas no final!

Só com a Lexly você terá assistência especializada do começo ao fim do processo. Tire todas as suas dúvidas sobre locação de imóveis falando diretamente com um especialista através dos nossos canais de atendimento.

Então dê agora mesmo uma olhada no nosso contrato de aluguel residencial 

Artigos Relacionados

Contrato de Aluguel Residencial

Nunca foi tão fácil fazer seu contrato de aluguel residencial. Você responde nossa entrevista virtual e em menos de 5 minutos nossa plataforma cria um contrato personalizado para você! Se tiver dúvidas, estamos a disposição no nosso WHATSAPP (11) 4040-8991

100 Reais

Preço inclui seu contrato personalizado + acesso ilimitado a nossa equipe de especialistas.

Quero Fazer
Você só paga no último passo