Faça seu contrato personalizado agora mesmo!

Fiador o que você precisa saber benefícios e riscos

Fiador - veja os benefícios e riscos

Foi chamado para ser fiador de aluguel mas ainda está com dúvidas sobre o assunto? Veja neste artigo tudo o que precisa saber antes de tomar esta importante decisão

Para saber se você está seguro ao ser fiador na locação de imóvel de uma outra pessoa, primeiro é preciso conhecer um pouco mais sobre as garantias de aluguel.

Elas são muito importantes para a segurança financeira de pessoas que alugam seus imóveis. Neste artigo iremos falar um pouco sobre o fiador, o que é, como funciona os seus serviços, quais são os riscos e principalmente, o que é necessário para executar esta função no ramo imobiliário.

Quer saber mais? Então vamos lá!

O que é fiador?

O fiador é a pessoa que vai assumir a responsabilidade das despesas não pagas por um inquilino, caso o mesmo não consiga cumprir com suas obrigações descritas no contrato de aluguel. Desta forma, o fiador é considerado um tipo de garantia de aluguel.

Normalmente, quando uma pessoa precisa realizar um empréstimo ou quando quiser alugar um imóvel, dependendo da empresa que você realizar este processo, é preciso que a pessoa apresente um fiador como forma de garantia de pagamento de todos os valores e taxas descritos no contrato.

Sendo assim, fica claro que o ele é uma peça  fundamental para dar uma maior segurança quando se fecha um contrato de locação de imóveis.

Mas um fiador não é simplesmente uma pessoa que tenha muito dinheiro, existem alguns requisitos para que seja possível executar esta função. Por exemplo, é necessário que o fiador possua um imóvel quitado em seu nome na mesma cidade da imóvel da pessoa que ele irá ajudar.

Além disso, existem outros requisitos, como ter mais de 18 anos e conseguir comprovar renda suficiente para arcar com todas as responsabilidades financeiras impostas pelo contrato.

Aluguel sem fiador, dá?

Além do Fiador existem outras garantias de aluguel, o seguro fiança locatícia é o caução. Você sabe como funciona cada um deles?

Seguro Fiança Locatícia

O seguro fiança locatícia é uma das garantias de aluguel mais conhecidas. As formas de funcionamento dela podem depender de cada contrato.

Basicamente o seguro fiança assume as despesas do inquilino em falta de pagamento de aluguel ou outras despesas, como os impostos, por exemplo.

Ele pode durar por todo o período que o imóvel será alugado, mas normalmente é necessário realizar a renovação deste contrato para que não dê nenhum tipo de problemas a longo prazo.

Caução

O caução aluguel ou depósito caução é uma garantia onde o inquilino deve fornecer um valor à vista como garantia para o proprietário caso ocorra algum imprevisto com os pagamentos. 

Nesse caso, o dono do imóvel pode exigir até três aluguéis depositados de forma antecipada como garantia. 

Para saber mais sobre essas e outros tipos de garantias de aluguel, neste artigo explicamos detalhadamente o que são e como conseguir cada uma delas. 

Até agora falamos sobre o que é o fiador e como funciona essa função, mas você conhece os riscos que ele pode ter?

Vou ser fiador de aluguel para alguém, como me proteger?

É muito comum pessoas bem intencionadas firmarem contratos de fiança em locações, sem saber direito quais os riscos estão correndo na hora de assumir essa responsabilidade, essa ação pode envolver riscos financeiros e jurídicos, tais como ter que pagar o aluguel para o inquilino ou em hipóteses mais extremas ter seu próprio imóvel penhorado.

A Constituição Federal através da Lei nº 8.009/90, mais conhecida como a Lei da Impenhorabilidade do Bem de Família, tem o objetivo de proteger o único imóvel de moradia da família do fiador contra a penhora do imóvel no caso da falta de pagamento do inquilino. 

O imóvel familiar possui proteção, mas existem exceções previstas na própria lei, que exclui a impenhorabilidade o imóvel se acontecer se ele não conseguir bancar as despesas do inquilino.

Para evitar esta situação o Código Civil admite a exoneração do fiador, ou seja, o ele pode deixar a sua função se perceber que não irá conseguir cumprir com os seus deveres. 

Mas vale lembrar que a exoneração não acontece na hora que é solicitada, ele continuará obrigado a continuar com seus deveres durante 120 dias a partir da data da notificação. 

Neste caso, o inquilino deverá também notificar o seu proprietário a apresentar uma nova garantia para prosseguir com o contrato.

Assim, conclui-se que ser fiador é um encargo que traz riscos financeiros e jurídicos, então o recomendado para você que foi chamado, é que converse com o inquilino sobre outras formas de garantia que são menos arriscadas.

Diminua seus riscos com contrato de aluguel

O contrato de aluguel ou contrato de locação de imóveis é realizado para formalizar o empréstimo temporário de um imóvel.

A formalização do documento serve para esclarecer todos os deveres que o proprietário e o inquilino devem cumprir durante o contrato.

Mesmo não sendo obrigado por lei realizar um contrato de aluguel, essa ação é muito recomendada porque somente através deste contrato será possível garantir os direitos das partes envolvidas.

Além das obrigações legais já definidas por padrão, podem ser adicionadas informações personalizadas de acordo com as necessidades tanto do inquilino quanto do proprietário. Neste caso pode ser adicionado as garantias de aluguel, e assim diminuir seus riscos, usando outras formas de garantia.

E por isso indicamos para você o contrato de aluguel da Lexly.

Só com a Lexly você terá assistência especializada do começo ao fim do processo. Tire todas as suas dúvidas sobre locação de imóveis em nossos artigos ou falando diretamente com um especialista através dos nossos canais de atendimento.

E além disso o contrato da Lexly, é personalizado, podendo conter todas as informações adicionais necessárias para atender às suas necessidades.

Saiba mais sobre nosso contrato e nossos serviços clicando aqui.

Lexly, a lei ao seu alcance!

Artigos Relacionados

Contrato de Aluguel Residencial

Nunca foi tão fácil fazer seu contrato de aluguel residencial. Você responde nossa entrevista virtual e em menos de 5 minutos nossa plataforma cria um contrato personalizado para você! Se tiver dúvidas, estamos a disposição no nosso WHATSAPP (11) 4040-8991

100 Reais

Preço inclui seu contrato personalizado + acesso ilimitado a nossa equipe de especialistas.

Quero Fazer
Você só paga no último passo