Aprenda a fazer o laudo de vistoria de um imóvel gratuitamente

Como fazer o laudo de vistoria de um imóvel

Aprenda a fazer um laudo de vistoria de imóvel com fotos e tenha maior segurança jurídica em seu contrato de aluguel

Ao alugar um imóvel é sempre necessário ficar atento a sua conservação, durante o tempo que residimos no local.

Ele é responsável por saber mais sobre o laudo e a importância que ele tem em qualquer contrato de aluguel.

 

O que é um laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria é um documento muito comum, normalmente usado na hora em que você vai comprar ou alugar um imóvel.

Neste documento serão registradas todas as informações sobre o estado de conservação que o imóvel se encontra na hora da venda ou da locação.

Neste documento são levadas em consideração questões relacionadas à estrutura física como pisos, paredes, presença de mobília ou equipamentos, encanamentos, rede elétrica, entre outros.

Por isto, pode influenciar diretamente no valor da propriedade, podendo aumentar ou diminuir. 

Esta é uma maneira muito comum das imobiliárias evitarem problemas com seus clientes com situações de insatisfação com a qualidade do imóvel.

 

Quem paga o laudo de vistoria: comprador ou vendedor?

De acordo com o Artigo nº 490 do código civil, quem deve arcar com o custo de registros durante o processo é o comprador. 

Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição”.

Mas nada impede do proprietário realizar um laudo de vistoria antes de colocar o imóvel na responsabilidade de alguma imobiliária.

Depois do encerramento do contrato de aluguel, o inquilino deve fazer um laudo de vistoria para provar que nada foi alterado, pois muitos contratos proíbem mudanças estruturais na propriedade.

 

Laudo de vistoria de aluguel com fotos: como fazer

Esta parte é uma das mais simples de todo o processo, você só precisa ter alguma câmera ou smartphone para tirar algumas fotos. 

É importante ter uma lista de itens que precisam ser avaliados e tirar foto de absolutamente tudo.

Como dito anteriormente, vários aspectos e detalhes do imóvel precisam ser registrados, como  a fiação, encanamento, acabamentos e pintura, por exemplo. 

Mas, quais são esses detalhes, do que você precisa tirar foto para deixar seu laudo de vitória o mais completo possível?

 

Dicas para fazer o laudo de vistoria perfeito

Veja agora tudo o que você precisa registrar na hora de criar seu laudo de vistoria de imóvel.

 

Parte Externa (fachada, portas e janelas) 

Começar pela parte externa é recomendado principalmente quando o imóvel for uma casa. Tire fotos da fachada, das portas e janelas e verifique se todas funcionam corretamente.

 

Verifique trincos e fechaduras

Tire fotos dos trincos e fechaduras para mostrar a conservação e se realmente passam segurança.

 

Pintura do imóvel 

Este item é o que decide se o imóvel precisará de uma nova pintura antes de ser entregue de volta para o proprietário.

 

Parte elétrica e hidráulica 

Esses detalhes podem parecer difíceis de notar por ser algo interno, mas é realmente algo que não pode ser ignorado.

Tire fotos dos relógios de energia e água, para mostrar que ambos estão funcionando corretamente.

 

Itens do dia a dia 

Também é recomendado que nos registros tenham fotos de itens como tomadas, lâmpadas, torneiras, pias, chuveiros, e todo tipo de item que pode apresentar algum problema no futuro.

 

Danos aparentes

Sempre analise como está a conservação da estrutura do imóvel, pois pequenos danos aparentes podem se tornar grandes estragos a longo prazo.

Questões como rachaduras, infiltrações, partes quebradas também, por isso é recomendado ter fotos destes danos para saber o que precisará de reparo futuramente.

 

Detalhes finais

Você precisará tirar foto de toda a casa no máximo de detalhes e acrescentar todas  as fotos no laudo com a sua devida descrição.

Essas informações podem influenciar no valor do seu imóvel, e também te ajudarão a perceber qualquer pendência que precise ser resolvida antes de iniciar ou encerrar seu contrato de aluguel. 

 

Modelo de laudo de vistoria

Muitas pessoas, por não saberem realizar um laudo de vistoria por conta própria acabam pegando modelos prontos na internet.

O que realmente não é aconselhável, pois estes modelos não são personalizados para as suas necessidades, ou seja, muitas informações que podem ser necessárias para o seu laudo não poderão ser acrescentadas.

 

O mais aconselhável é você ter este documento de uma forma totalmente personalizada. A Lexly, é uma empresa que fornece diversos documentos juridicamente seguros para resolver os mais diversos problemas. 

Na compra de um contrato de aluguel residencial da Lexly, você recebe de forma TOTALMENTE GRATUITA o laudo de vistoria.

O documento é ideal para você que procura facilidade e segurança,  principalmente pela opção de personalização. 

Você poderá anexar as imagens com todos os detalhes do seu imóvel, tornando seu laudo o mais completo possível.

Dê agora mesmo uma olhada no nosso site e conheça mais sobre o nosso contrato de aluguel residencial e nosso laudo de vistoria.

Contrato de aluguel residencial da Lexly

Lexly, a lei ao seu alcance!

Artigos Relacionados

50 Reais

DESCONTO DE LANÇAMENTO - De R$ 300 por apenas R$ 50 por tempo limitado. Preço inclui seu contrato personalizado + acesso ilimitado a nossa equipe de especialistas

Quero Fazer
Você só paga no último passo

Contrato de Aluguel Residencial

Nunca foi tão fácil fazer seu contrato de aluguel residencial. Você responde nossa entrevista virtual e em menos de 5 minutos nossa plataforma cria um contrato personalizado para você! Se tiver dúvidas, estamos a disposição no nosso WHATSAPP (11) 4040-8991