Faça seu contrato personalizado agora mesmo!

contratos online para advogados

A importância do Registro de Marcas para uma empresa

Segundo dados do Serasa Experian, só em 2018 2,5 milhões de empresas foram abertas no Brasil e, no mesmo período, o INPI contabilizou pouco mais de 204 mil pedidos de registros de marca. 

Nesse sentido, vários negócios estão desprotegidos, e muitos empreendedores ainda não sabem a importância do registro de marca.

Talvez o termo Registro de Marca não seja tão familiar para você. Contudo, ele é tão importante quanto o registro de uma empresa na junta comercial e CNPJ. Afinal, não ter este registro pode trazer diversos problemas e, até mesmo, levar à perda de uma.

Para evitar que isso aconteça, continue lendo este post e entenda mais sobre a importância do Registro de Marcas para empresas.

 

O que é o Registro de Marca?

O Registro de Marca formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre uma determinada marca, que pode ser um nome ou um símbolo. O pedido de registro é protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre o registro da empresa na Junta Comercial (CNPJ) e o registro da marca no INPI, pois ter registro na Junta Comercial não significa que você tem propriedade da marca. Ou seja, nada impede que tenha outra empresa com o mesmo nome da sua em outro estado.

Sendo assim, para garantir a propriedade da sua marca a nível nacional, no seu segmento, é preciso fazer o seu Registro de Marca.

 

Qual a importância de registrar uma marca?

Proteger o nome ou a marca da empresa é fundamental para evitar possíveis transtornos.  Afinal, se você não registra sua marca, consequentemente não é o dono dela.

Ainda mais, também pode acontecer de outra pessoa registrar a marca antes de você, te impedindo de continuar usando-a, e tendo o direito de te cobrar indenização por estar usando uma marca registrada sem autorização.

Para que a sua marca se torne sua propriedade, é muito importante que você faça o seu registro. Assim, você receberá um certificado de registro e passará a ter direito sobre ela, garantindo o seu uso exclusivo. 

 

Como Registrar uma Marca?

O primeiro passo – e o mais importante – para registrar uma marca é contratar uma empresa confiável e qualificada, como a Shield Marcas.

Após isso, é necessário seguir um procedimento padrão, que consiste em várias etapas, sendo elas:

  1. Realização de uma pesquisa prévia de nome, verificando a disponibilidade do registro da sua marca;
  2. Caso o nome da marca esteja disponível, o próximo passo é iniciar o seu pedido de registro no INPI;
  3. Depois, é preciso pesquisar e classificar corretamente as classes de marcas;
  4. A próxima etapa é dar a entrada no processo. Aqui, a empresa contratada irá acompanhar de perto as etapas do registro, garantindo que tudo corra como o desejado e aumentando as chances de sucesso.
  5. Após o deferimento da marca, o certificado de marca, que possui validade de 10 anos, é entregue para o cliente.

 

Agora que você já sabe a importância de registrar a sua marca, entre em contato com a Shield e comece o processo de registro da sua marca!

Artigos Relacionados