Augusto Dorea

Direito do consumidor Direito civil Direito trabalhista Direito administrativo Direito empresarial
Entre em contato
Informações: OAB/RJ - 226661

Niterói - RJ

Dinamismo e vontade. Nada de (só) diplomas, nada de conhecimento uni-setorial. Na era das fintechs e blockchain, precisa-se casa vez mais de um profissional completo, que agregue valor à equipe e seja capaz de ler cenários que auxiliem as empresas e seus profissionais a melhor tomada de decisão. Com uma visão sistêmica, vontade de aprender e focado sempre na construção de laços, acredito que tanto o crescimento pessoal como o da empresa se tornam inevitáveis. Poucos têm essas qualidades e é desse seleto grupo que almejo ser.

Março de 2018 – Dezembro de 2018 / Agosto de 2019 – Setembro de 2020. Escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva & Rodrigues Associados, Centro, Rio de Janeiro. Setor de Direito Público (Regulatório & Societário). Desafiador, os trabalhos exigem que áreas, até então pouco exploradas, se dialoguem. Voltado à área de Direito e Economia, todo o conhecimento sistêmico-jurídico, de mercado de capitais, regulatório e notadamente empresarial pode ser posto à prova. Com a atuação consultiva e contenciosa, elaboramos pareceres sobre temas polêmicos e clientes de grande relevância (v.g. desinvestimentos da Petrobrás e Eletrobrás; Decreto do Diesel & PTSD) e atuação em processos administrativos no Tribunal de Contas da União (v.g. análise econômica e jurídica dos investimentos realizados pela BNDESPAR na JBS). Vê-se a todo momento a atuação do Estado na ordem econômica e seu papel dualista, seja como regulador ou empresário. (www.bocater.com.br)

 Dezembro de 2017 – Março de 2018. Escritório Coelho Vasques, Centro, Rio de Janeiro. Setor Consultivo (Societário & Arbitragem). Com conhecimento setorial financeiro e processual consolidado, pude aprimorar a base teórico-normativa com a atuação na área consultiva empresarial. Dessa forma, atuei diretamente na estruturação de empresas dos mais diversos ramos (v.g. franchising, UX, lawtechs), com a estruturação de FIPs, análise regulatória e emissão de títulos de crédito. Ainda, gerenciei uma carteira de clientes com a atuação em arbitragens internacionais, em especial, do agronegócio (v.g. Mitsui, Invivo Trading, Glencore). (www.coelhovasques.com.br)

 Fevereiro de 2016 – Novembro de 2017. Escritório Almeida Advogados, Botafogo, Rio de Janeiro. Setor Consultivo (Infraestrutura & Projetos). No setor contencioso societário e público (licitações), pude desenvolver o conhecimento jurídico-processual em áreas voltadas ao direito empresarial, assessorando diretamente os clientes na tomada de decisões. Dessa forma, realizei a análise de contratos administrativos e procedimentos licitatórios voltados ao litígio (fases de conhecimento, recursal e executória) visando à recuperação de crédito, com estudos de caso e elaboração de estratégias processuais, além da participação em assembleias e conflitos societários (v.g. Canetas Compactor; Class Action Petrobrás). (www.almeidalaw.com.br)

 Dezembro de 2014 – Fevereiro de 2016. Consulado da Dinamarca, Centro, Rio de Janeiro. Setor Consultivo & Comercial. Com a análise de mercado para inserção de empresas dinamarquesas no cenário brasileiro (realização da pareceres e relatórios), realizei o primeiro contato com o direito empresarial de forma prática. Dessa forma, realizei análises setoriais, principalmente voltadas ao setor de energia e off-shore, para o estabelecimento de empresas com interesse no mercado nacional. Com desafios regulatórios e culturais, pude fechar acordos importantes não só na área consular, como na área diplomática, em que fiz análise constante de acordos internacionais, dispositivos legais e contexto mundial. Ainda, realizei assistência aos cidadãos dinamarqueses com acompanhamentos processuais, idas em delegacias e órgãos governamentais. Participei de conferências e encontros consulares para discussão de projetos e programas a serem implementados entre os governos. (http://brasilien.um.dk/)

 Abril de 2014 – Novembro de 2014. Escritório RAS Consultores, Centro, Niterói. Setor Contencioso Estratégico (Cível). Como estagiário interno, pude gerenciar a carteira de clientes, incluindo os estrangeiros, elaborar peças jurídicas mais complexas e realizar o acompanhamento processual do escritório.

 Março de 2013 – Abril de 2014. Escritório Simone Cardoso Advogados Associados, Centro, Niterói. Setor Contencioso (Cível). Na primeira experiência profissional, pude participar de audiências, elaborar peças jurídicas, além de realizar diligências em JECS, Varas cíveis e Varas Trabalhistas. Foi o primeiro contato direto com o dia-a-dia do universo jurídico.

Advogado registrado com situação regular na OAB sob número de inscrição 226661, no estado de RJ. Verificado em 22/01/2021.